sábado, 25 de junho de 2011

A Elevação da Mente



Acabo de assistir a uma entrevista com um" futurologo", Dr. Michi Kako. Descedente  asiático e Phd. em Física, Dr. Kako prevê, usando a lógica de fatos e acontecimentos do passado,  um futuro para 2100 de uma forma positiva e cheia de avanços fantásticos.

Avanços que ainda nos dias de hoje, já mostram alguns sinais que nos fazem achar este "Japa" não tão louco assim.

A começar pelas lentes de contato do exterminador do futuro. Dr. Kako, afirma que poderemos nos comunicar  com pessoas de qualquer canto do mundo, em qualquer língua e pessoalmente, lendo uma bela legenda em sua lingua preferida, captando e traduzindo o que nosso companheiro tem pra falar. Além de várias outras utilidades como também por exemplo, ao comunicar-se com o "cumpadi", informações semelhantes as que adicionamos hoje no Facebook irão aparecer no canto de seus olhos e você poderá ter uma idéia a mais do seu novo amigo, ou inimigo.

Tudo isso contando com os avanços exponenciais das tecnologias que estão nascendo hoje.

A não muitos dias atrás, vi outro video, o qual o trabalho atual de um Indiano possibilita a projeção de uma imagem em qualquer superfície, partindo de um simples e pequeno aparelho ao qual é possível interagir com a imagem utilizando apenas as pontas dos dedos.
Com os aparelho pindurado ao pescoço e 4 cores de fita adesiva nas pontas dos dedos, foi apresentado algumas das possibilidades de suas aplicações. Uma que me chamou a atenção foi aquela onde o usuário, ao chegar em uma prateleira de super mercado, pega um produto e automaticamente a imagem se projeta mostrando informações - buscada na nossa querida Internet - que podem influenciar na sua compra. Sem contar o fácil acesso a mapas, display de teclados numérico projetado na palma da mão e ferramentas multi uso encontradas nos Iphones de hoje. Tudo isso capitado pelos movimentos de seus dedos quadricores. Incrível, não?? Vejam o video (http://www.youtube.com/watch?v=YVvJw4FJmUU).

Bom, ai eu penso e digo outra vez: se hoje já somos capazes de chegar a esse ponto, seu Kako, oolha que você poder da o azar de acabar acertaaaando ehhm!
Outra pergunta, assunto polêmico nos dias comteporaneos, foi relacionado a substituição da mão de obra. Bom, a resposta foi muito direta e categórica. Haveram aquelas profissões "ganhadoras e perdedoras".

As perdedoras, como já se era de esperar, serão  aquelas relacionadas a tarefas repetitivas como, montadores, trabalho textil, tarefas de inventário e etc.
Já o grupo dos ganhadores, serão aqueles que irão adicionar valores ao trabalho, tais como: sabedoria, experiência e expecialidade individual nas quais só o ser humano é capaz de realizar.

Então, adicione toda a tecnologia existente ao seu redor e poderemos fazer com que ela interaja com nossa mente utilizando formas de comunicação que podem ter o "DNA" das tecnologias já existentes hoje. A exemplo dos braços para deficientes físicos que já apresentam avanços substanciais de interface cerebral nunca imaginado a alumas decadas.

Esses dias mesmo, conversando com minha mãe, foi tocado por ela no assunto da era de aquárius. Esta era vem após a era de peixes que é bazeada na idéia do autosacrifício. Já na era de aquárius, os pilares pricipais são o desenvolvimento intelectual e espiritual.
Isso me fez indagar a respeito do que dizem sobre a sub-utilização do cérebro humano. Será que, ao longo do tempo o cérebro tenderá a se expandir para habilidades como telecinesia e comunicação mental ou será simplesmente uma expansão no sentido de aprimorarmos nossas habilidades de comunicação com as tecnologias a nossa volta? Ou será que uma virá depois da outra?

Assim, poderemos reservar ao nosso organismo apenas para tarefas intelectuais, deixando que as maquinas façam a tarefa pesada, ocasionando na evolução cerebral mas, é claro, sem deixar de lado aquelas tarefas físicas que nos fazem sentir tanto prazer, como por exemplo jogar uma pelada, na cama ou nos campos. 

Respostas ainda não temos. O que temos é apenas a certeza de que, a melhor forma para "vencer na vida" é aprender o máximo de informações possíveis sobre algo que você ama fazer. Isso nos leva a novas perguntas e novos desafios prazerosos . E esses desafios nos impulcionam a viver mais intensamente, com objetivo e, o mais importante, movido pela força da vontade.
Que a força estejam com você!

Bernardo Schunke França
Música: Rise, Eddie Vedder.

Links relacionados
http://www.nowloaded.org/forum/lofiversion/index.php/t124979.html
http://www.youtube.com/watch?v=YVvJw4FJmUU
http://audiovideo.economist.com/
Video: Michio Kaku on the next 100 years

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Segundo a projeção geométrica de conhecimento, só no ano de 2007 (se não me engano), o homem descobriu e registrou o equivalente a TODO o conhecimento tecnológico desde a pré-história até o final do ano de 2006. A tendência é que esse numero seja dobrado a cada ano. Fica a informação no ar para refletir...

    ResponderExcluir