domingo, 26 de junho de 2011

Tomara - Alceu Valença

Música perfeita!! 
Ótima para refletir!
Será que os anseios daquela época já foram atendidos?? Ou será que ainda vivemos os mesmos problemas, com uma sociedade punjante e com sede de crescimento, mas longe dos livros??






Tomara Alceu Valença
Tomara meu Deus, tomara
Que tudo que nos separa
Não frutifique, não valha
Tomara, meu Deus

Tomara meu Deus, tomara
Que tudo que nos amarra
Só seja amor, malha rara
Tomara, meu Deus

Tomara meu Deus, tomara
E o nosso amor se declara
Muito maior, e não pára em nós

Se as águas da Guanabara
Escorrem na minha cara
Uma nação solidária não pára em nós

Tomara meu Deus, tomara
Uma nação solidária
Sem preconceitos, tomara
Uma nação como nós


Tenhão todos um belo resto de FDS!!

Que a força esteja com você!

sábado, 25 de junho de 2011

O Caminho da Comunicação

Melhor ver o video para aproveitar mais a leitura!

Link em discução:
Programa: "Entre Aspas" Rede Globo
Episódio: Redes sociais fortalecem a mobilização de jovens no Brasil
Entrevistadora: Mônica Waldvogel
Entrevistados: Marcos Nobre e Gil Giardelli.


_________________________________________________________________________________

O caminho da Comunicação

A Comunicação foi e sempre será o motivo da evolução do homem. Quando esta impedida, entramos em estado estacionário, vivendo apenas biologicamente

Foi através da comunicação que desenvolvemos tecnologias para alcançar novos povos e terras. Hoje ocupamos praticamente todo o globo e os lugares que não há ninguém, foi motivo de nossa escolha.
Por tanto, a comunicação é a base fundamental em uma sociedade.

Foi nos movimentos de conquistas que a comunicação deu seu mais recente passo. Foi na guerra que foi observado a necessidade de se comunicar mais, e rápido. Através das tecnologias já desenvolvidas uma ferramenta surgiu. Sua grandeza ainda era incerta, porém decisiva.

Felizmente os caminhos da Internet rumaram, em grande parte do globo, para a democracia. Com esse ato, foi concedido a nós, antes meros escravos daqueles detentores da informação, descobrir seus potenciais. E como já devia ser esperado, esses potenciais estão influenciando o rumo de todos nós.
Um poder que reis e imperadores travavam batalhas para preservar, pois sabiam, sem eles não mais reinariam.

Hoje vemos um movimento mais acelerado do tempo. Ou pelo menos é essa a sensação. E o motivo é diretamente proporcional ao acesso a informação e a nossa capacidade de comunicação.

Agora, resta a cada um de nós, antes meros escravos e agora detentores do poder, saber usar, com sabedoria e ética, essa ferramenta poderosa. Temos que fazer uma escolha em nossos corações e decidir para que lado iremos.

O Brasil está com sede de mudança, e não é de hoje. Antes, conseguiram com a força, sufocar nossas idéias. Hoje, isso não é mais possível!

Temos que nos unir em uma só voz e pedir mais educação e ética no poder. Somente com todos educados é que progrediremos. E só conseguiremos isso depois de nós mesmos decidirmos mudar. Mudar nosso jeito malandro, que tenta sempre se dar bem deixando de lado o amor e a ética.  Enquanto isso, faremos todos sempre parte do Brasil potência do futuro, e nunca do presente. Um país com tanta riqueza mas que por causa de seu povo, não soube aproveitar.

Mas vejo já, uma ponta de esperança! A sociedade já está se organizando para exigir seus direitos através das máquinas digitais. Talvez, com prioridades trocadas mas mesmo assim, válidas. Antes nós éramos escravos e agora temos o poder, com isso a escolha. Qual será a mensagem que você passará ao mundo?

Pense nisso! Que a força esteja com você!

Bernardo Schunke França
Musica
All along the Whatchtower
Bob Dylan

A Elevação da Mente



Acabo de assistir a uma entrevista com um" futurologo", Dr. Michi Kako. Descedente  asiático e Phd. em Física, Dr. Kako prevê, usando a lógica de fatos e acontecimentos do passado,  um futuro para 2100 de uma forma positiva e cheia de avanços fantásticos.

Avanços que ainda nos dias de hoje, já mostram alguns sinais que nos fazem achar este "Japa" não tão louco assim.

A começar pelas lentes de contato do exterminador do futuro. Dr. Kako, afirma que poderemos nos comunicar  com pessoas de qualquer canto do mundo, em qualquer língua e pessoalmente, lendo uma bela legenda em sua lingua preferida, captando e traduzindo o que nosso companheiro tem pra falar. Além de várias outras utilidades como também por exemplo, ao comunicar-se com o "cumpadi", informações semelhantes as que adicionamos hoje no Facebook irão aparecer no canto de seus olhos e você poderá ter uma idéia a mais do seu novo amigo, ou inimigo.

Tudo isso contando com os avanços exponenciais das tecnologias que estão nascendo hoje.

A não muitos dias atrás, vi outro video, o qual o trabalho atual de um Indiano possibilita a projeção de uma imagem em qualquer superfície, partindo de um simples e pequeno aparelho ao qual é possível interagir com a imagem utilizando apenas as pontas dos dedos.
Com os aparelho pindurado ao pescoço e 4 cores de fita adesiva nas pontas dos dedos, foi apresentado algumas das possibilidades de suas aplicações. Uma que me chamou a atenção foi aquela onde o usuário, ao chegar em uma prateleira de super mercado, pega um produto e automaticamente a imagem se projeta mostrando informações - buscada na nossa querida Internet - que podem influenciar na sua compra. Sem contar o fácil acesso a mapas, display de teclados numérico projetado na palma da mão e ferramentas multi uso encontradas nos Iphones de hoje. Tudo isso capitado pelos movimentos de seus dedos quadricores. Incrível, não?? Vejam o video (http://www.youtube.com/watch?v=YVvJw4FJmUU).

Bom, ai eu penso e digo outra vez: se hoje já somos capazes de chegar a esse ponto, seu Kako, oolha que você poder da o azar de acabar acertaaaando ehhm!
Outra pergunta, assunto polêmico nos dias comteporaneos, foi relacionado a substituição da mão de obra. Bom, a resposta foi muito direta e categórica. Haveram aquelas profissões "ganhadoras e perdedoras".

As perdedoras, como já se era de esperar, serão  aquelas relacionadas a tarefas repetitivas como, montadores, trabalho textil, tarefas de inventário e etc.
Já o grupo dos ganhadores, serão aqueles que irão adicionar valores ao trabalho, tais como: sabedoria, experiência e expecialidade individual nas quais só o ser humano é capaz de realizar.

Então, adicione toda a tecnologia existente ao seu redor e poderemos fazer com que ela interaja com nossa mente utilizando formas de comunicação que podem ter o "DNA" das tecnologias já existentes hoje. A exemplo dos braços para deficientes físicos que já apresentam avanços substanciais de interface cerebral nunca imaginado a alumas decadas.

Esses dias mesmo, conversando com minha mãe, foi tocado por ela no assunto da era de aquárius. Esta era vem após a era de peixes que é bazeada na idéia do autosacrifício. Já na era de aquárius, os pilares pricipais são o desenvolvimento intelectual e espiritual.
Isso me fez indagar a respeito do que dizem sobre a sub-utilização do cérebro humano. Será que, ao longo do tempo o cérebro tenderá a se expandir para habilidades como telecinesia e comunicação mental ou será simplesmente uma expansão no sentido de aprimorarmos nossas habilidades de comunicação com as tecnologias a nossa volta? Ou será que uma virá depois da outra?

Assim, poderemos reservar ao nosso organismo apenas para tarefas intelectuais, deixando que as maquinas façam a tarefa pesada, ocasionando na evolução cerebral mas, é claro, sem deixar de lado aquelas tarefas físicas que nos fazem sentir tanto prazer, como por exemplo jogar uma pelada, na cama ou nos campos. 

Respostas ainda não temos. O que temos é apenas a certeza de que, a melhor forma para "vencer na vida" é aprender o máximo de informações possíveis sobre algo que você ama fazer. Isso nos leva a novas perguntas e novos desafios prazerosos . E esses desafios nos impulcionam a viver mais intensamente, com objetivo e, o mais importante, movido pela força da vontade.
Que a força estejam com você!

Bernardo Schunke França
Música: Rise, Eddie Vedder.

Links relacionados
http://www.nowloaded.org/forum/lofiversion/index.php/t124979.html
http://www.youtube.com/watch?v=YVvJw4FJmUU
http://audiovideo.economist.com/
Video: Michio Kaku on the next 100 years